Mapa da Moradia

As Iniciativas que estão transformando o cenário da habitação social no Brasil e no Mundo

Introdução

Um terço da população mundial urbana vive em favelas ou assentamentos informais, sem as condições necessárias para uma vida digna!1 Vivemos uma crise global e nacional que precisa ser revertida urgentemente.

O Mapa da Moradia surge com o intuito de mapear as soluções no Brasil e no mundo para combater o grave cenário de déficit habitacional que vivemos.

Acreditamos que para responder ao enorme desafio habitacional no Brasil e no mundo precisamos de catalisar um ecossistema que potencialize:

  1. o conjunto de iniciativas existentes;
  2. a criação de novas soluções para os desafios crescentes; 
  3. a colaboração profunda entre setores que busquem se alavancar;

Para garantir que cada pessoa tenha uma casa de qualidade é necessário um ecossistema de soluções e o Mapa da Moradia se propõe a trazer visão para todos e todas tomadoras de decisão desse ecossistema.

Você tem ou conhece uma iniciativa de moradia social? Compartilha com a gente! Queremos todas e todos juntos, cada um trazendo a sua contribuição para um dos mais importantes e urgentes problemas do Brasil e do mundo.

Manifesto

Tudo começa com a casa. A casa é nosso refúgio da vida, nossa segurança do mundo, o espaço em que convivemos com quem amamos, é onde depositamos nosso afeto. Nossa casa é nosso primeiro direito como cidadãos e cidadãs. O direito a uma casa adequada é o que garante uma vida com saúde, educação, segurança, conforto, alimentação, comunidade que vivemos e a várias outras oportunidades que nos permitem desenvolver como cidadãos e cidadãs.

Mas o direito não é garantido. Nem todos têm uma casa ou espaço adequado para viver. No Brasil, esse grupo é de 11 milhões. Outros 100 mil brasileiros estão em situação de rua. 77% deles estão em municípios com mais de 100 mil pessoas, mostrando o como a falta de moradia é um problema das áreas urbanas – região onde vive 87% da população brasileira.

Toda esta situação ainda poderá se agravar já que até 2025, 440 milhões de famílias mundialmente estão ameaçadas financeiramente pelo aumento de custos com moradia. Até 2050, a projeção é que mais 2,5 bilhões de pessoas vivam em cidades.

A expansão de moradias adequadas nos centros urbanos, portanto, não é apenas inevitável, é crucial e urgente. Para isso, as cidades não podem ser “uma aglomeração de casas”, mas “uma concentração de oportunidades”. Programas de moradia precisam não só suprir as deficiências e necessidades já existentes, mas também garantir o direito à cidade e moradia.

É nítido que todo o caminho para a prosperidade de uma casa, de um indivíduo, de uma família de uma cidade começa com a moradia adequada. As cidades não podem mais ser “o lugar dos desencontros”, mas sim o “lugar dos encontros”, de prosperidade e de esperança.

O Mapa da Moradia pretende servir de fonte para gestores públicos, profissionais das áreas de habitação, construção e urbanização construírem novas e melhores soluções para buscarmos a superação desse cenário.

O desafio em números

0milhões de lares
é o déficit quantitativo, de casas que precisam ser construídas ou aluguéis mais acessíveis
0milhões de lares
são inadequados e fazem parte do déficit qualitativo
0mil
é o número estimado de população em situação de rua
0% da população
não acessa serviços de coleta de esgoto
0milhões de pessoas
ou três em cada dez brasileiros não têm banheiro em casa
0milhões de pessoas
residem em áreas de risco e propensão a desastres
0% dos lares inadequados
são chefiados por mulheres pretas ou pardas, sem cônjuge e com filhos de até 14 anos
0% da população
vive na extrema pobreza, com menos de 17 reais por dia

Mapa das Soluções

Esse é o começo de um mapeamento que esperamos ser sem fim, esperamos que a cada dia surja uma nova iniciativa que trabalhe para garantir moradia para todos. Você tem uma iniciativa de moradia social? Compartilha com a gente! Se achar que podemos melhorar em algo, queremos te ouvir!

Filtros

ArqPodemos

ArqPodemos Arquitetura acessível que melhore as condições de vida das pessoas dentro do seu lar com [...]

Eficiobra

Eficiobra Realiza reformas de melhorias habitacionais com pacotes de reformas para cada cômodo do seu lar. [...]

Fundo FICA

Fundo FICA Fundo composto por doações para a compra de apartamentos no centro de São Paulo. [...]

Habitat Para Humandiade

Habitat Para Humandiade ONG que foca em reformas habitacionais e projetos de saneamento básico além de [...]

Kopa Coletiva

Kopa Coletiva Realiza projetos, reformas e arquitetura para periferia. Saiba mais

Moradigna

Moradigna Reformas habitacionais parceladas em até 12x. Saiba mais

Nenhuma Casa Sem Banheiro

Nenhuma Casa Sem Banheiro Programa de atendimento de 300 famílias por profissionais de arquitetura e urbanismo, [...]

Programa Moradia Primeiro

Programa Moradia Primeiro Baseado no modelo Housing First, parte do princípio do acesso imediato de uma [...]

Sul Estúdio

Sul Estúdio Oferece reformas habitacionais financiadas, de baixo custo, com mão de obra de qualidade e [...]

Usina CTAH

Usina CTAH Atua desde 1990 articulando processos que envolvam a capacidade de planejar, projetar e construir [...]

Como você pode contribuir?

Gostou do Mapa da Moradia? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações. Se quiser participar mais, manda uma mensagem e vem com a gente!

Quem somos

Duda Alcântara

Duda Alcantara é arquiteta urbanista, diretora executiva do Instituto Vivenda, que atua pela redução do déficit habitacional qualitativo no Brasil. Formada pela FAAP, coordena a Comissão Parlamentar do CAU/SP. É Líder RAPS, aluna Renova Br, mentora na Escola de Impacto e jovem Global Shapers, reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial. Trabalhou 8 anos no mercado imobiliário e em projetos sociais no setor de habitação. É especialista em Economia Urbana e Gestão Pública pela PUC, especialista em Regulação Urbana pela FAU/USP e aluna de Public Policy da Georgetown University em Washington, DC.

Camila Jordan

Camila Jordan é diretora executiva da TETO Brasil, organização que envolve centenas de jovens voluntários e moradores de comunidades precárias pela superação da pobreza. Quando em NY, trabalhou com inovação no setor público num think tank de políticas públicas em habitação e foi diretora de um projeto piloto de habitação social da Prefeitura de NY. É formada pela Universidade Nova de Lisboa em Engenharia Ambiental e mestre em Administração Pública com foco em políticas urbanas e habitação pela Universidade de Columbia, NYC.

Agradecimentos especiais para Mariana Ribeiro pela pesquisa, Thaís Chaves pela gestão inicial,  Guilherme da Opp Marketing Digital pela parceria na comunicação e Vinicius Gomes Melo por pesquisa e textos.

Contato

Ou mande um e-mail para contato@mapadamoradia.com.br

Go to Top